O que é a APVE
Notícias
Iniciativas
Boletins de Informação
Documentação
Normalização
Questões Frequentes
Links
Contactos
 
   
     
     
       

    Veículos elétricos percorrem menos de 25 km por dia

    Os utilizadores de veículos elétricos efetuam menos de 25 quilómetros por dia, segundo revela a conclusão de um teste realizado em Portugal que resultou de uma parceria entre a Toyota Caetano Portugal, a Galp Energia, a Leaseplan e o Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico. O referido teste teve uma duração de 36 meses e contou com a participação de três colaboradores da petrolífera nacional que, no período em questão, percorreram mais de 210 mil quilómetros no nosso País, utilizando igual número de veículos Toyota Prius Plug-in (automóvel híbrido cujas baterias também são alimentadas por tomada elétrica), que ainda se encontrava na versão “concept” (fase de investigação e desenvolvimento).

    Os veículos foram entregues aos colaboradores da Galp Energia, residentes nos concelhos de Matosinhos, Oeiras e Sines, que foram previamente selecionados mediante uma avaliação do seu padrão de mobilidade, para avaliar cenários distintos: condução urbana, mista e extraurbana. Os resultados do teste indicam que os veículos percorreram menos de 25 quilómetros por dia e que metade dos quilómetros foram efetuados em modo totalmente elétrico. Como consequência foi possível registar consumos reais de combustível (gasolina) entre 3 e 3,5 litros.


    Quanto ao impacto ambiental e do consumo de combustível, avaliando o ciclo de vida do veículo, e para o perfis de utilização pendulares analisados, o Toyota Plug-In Concept gasta menos de 28 por cento do que um híbrido convencional e menos 32 por cento do que um diesel. As emissões de CO2 são de 74 g/km contra os 147 g/ km do Prius convencional e os 157 g/km de um veículo diesel equivalente.