O que é a APVE
Notícias
Iniciativas
Boletins de Informação
Documentação
Normalização
Questões Frequentes
Links
Contactos
 
   
     
     
       

    Comunicado APVE

    A transição de uma Fase Piloto, que se prolongou no tempo, para uma fase de mercado, é um passo positivo. Marca uma nova realidade da mobilidade eléctrica, que permitirá confirmar que o racional económico deste mercado, reconhecido pelos utilizadores, será também uma realidade para os operadores.

    Prevê-se que o pagamento seja introduzido no carregamento rápido até final do primeiro semestre de 2017 e até final de 2017 no carregamento normal, acompanhando a modernização da rede de pontos de carregamento normal existente. A gestão da rede, assegurada pela MOBI.E, que garante a interoperabilidade entre operadores e pontos de carregamento, manter-se-á sem custos para os utilizadores durante pelo menos um ano.

    A APVE considera que:

    1.       Do ponto de vista dos utilizadores, e ponderando o carregamento em casa e na rede de acesso público, os custos de utilização de um veículo eléctrico manter-se-ão competitivos face a um veículo equivalente de motorização convencional, com benefícios em termos de operacionalidade da rede de acesso público;

    2.       Esta evolução é determinante para que os operadores possam testar e consolidar modelos de serviço e negócio que permitam remunerar o seu investimento e inovar na sua oferta, contribuindo assim para um maior dinamismo do mercado da mobilidade eléctrica.