O que é a APVE
Notícias
Iniciativas
Boletins de Informação
Documentação
Normalização
Questões Frequentes
Links
Contactos
 
   
     
    • Projecto de Demonstração de Pequenos Veículos Eléctricos
     
       

    Projecto de Demonstração de Pequenos Veículos Eléctricos

    O projecto de demonstração de pequenos veículos eléctricos teve lugar no verão de 2004 e no Inverno de 2005 nos municípios de Cascais e Oeiras, respectivamente e teve como objectivo avaliar o desempenho operacional e energético do transportador Individual Segway e de Scooters Eléctricas.

     

    No município de Cascais os grupos de utilizadores foram a Polícia Marítima (Capitania de Cascais), os monitores do Projecto Marés Vivas do Departamento da Juventude e do Departamento de Valorização Ambiental da Câmara de Cascais que utilizaram durante um mês o transporte individual Segway (Transporte Individual) e Scooters eléctricas.

     

    O programa teve início no dia 22 de Julho, onde foi elaborada, pela Câmara Municipal de Cascais, uma sessão de apresentação pública, que contou com a participação dos diversos intervenientes do projecto. Esta sessão para a qual toda a comunicação social foi convidada teve como objectivo dar a conhecer à população os objectivos da iniciativa, assim como, fazer o enquadramento da utilização destes veículos numa perspectiva da mobilidade urbana sustentável.

     

    No município de Oeiras, projecto pequenos veículos eléctricos decorreu entre a última quinzena de Novembro e a última quinzena de Dezembro. Este projecto envolveu a Câmara Municipal de Oeiras, nomeadamente o serviço de polícia municipal nas acções patrulhamento do Parque dos Poetas, Passeio Marítimo e nos Jardins dos Marqueses do Pombal.

    As acções tiveram início com diversas reuniões de preparação com diversos responsáveis do executivo e departamentais da Câmara Municipal de Oeiras. Estas reuniões tiveram como objectivo a apresentação do projecto, assim como, efectuar um “brainstorm” de forma a se avaliar as diversas ideias de aplicação dos pequenos veículos eléctricos na Câmara Municipal de Oeiras. Como resultado destas reuniões concluiu-se que os veículos poderiam ser introduzidos no serviço de polícia municipal.

    O projecto de demonstração de pequenos veículos eléctricos na Câmara Municipal de Oeiras contou com diversas acções de teste e demonstração do Transporte Individual (Segway) e de Scooters Eléctricas, nomeadamente, a formação dos utilizadores da polícia municipal, apresentação pública do projecto, sessão de demonstração na polícia municipal.

     

    De uma forma geral, os resultados destas acções apontam para uma autonomia suficiente para as deslocações efectuadas. Em relação ao objectivo de estimar o consumo de energia eléctrica os valores obtidos são bastante encorajadores, visto que, tal como todos os veículos eléctricos, os custos por quilómetro são bastante reduzidos.

    Relativamente às questões de adaptação, verifica-se que os utilizadores reagiram bastante bem às acções de formação, visto que passada a formação inicial os utilizadores conseguiam ter uma boa estabilidade, dominar de forma suficiente o dispositivo e superar alguns obstáculos que surgiram, nomeadamente a subida de passeios, desvio de obstáculos nos passeios como sinalização, postes de iluminação pública, entre outros. No entanto, há que salientar que os utilizadores numa situação normal de utilização, têm inicialmente a sensação de controlar o dispositivo tendo no entanto dificuldades quando surgem obstáculos de tal forma que muitos arriscam manobras sem ter consciência da reacção do dispositivo. Deste modo é aconselhado a todos utilizadores uma formação específica sobre a transposição de obstáculos, bem como, formas de condução em segurança quando se circula junto a peões.

    Em suma, este projecto permitiu numa primeira fase uma avaliação sobre as potencialidades destes pequenos veículos eléctricos quando inseridos num serviço específico de utilização podendo ter a vantagem de transferir alguma da mobilidade associada às pequenas deslocações de automóvel para estes veículos eléctricos.