O que é a APVE
Notícias
Iniciativas
Boletins de Informação
Documentação
Normalização
Questões Frequentes
Links
Contactos
 
   
 
 
   

Como funcionam os Veículos Eléctricos Híbridos?

Como funcionam os Veículos Eléctricos Híbridos?

Os Veículos Híbridos Eléctricos combinam os benefícios dos veículos com motor de combustão interna e os benefícios dos motores eléctricos e podem ter diferentes arquitecturas de modo a se atingir vários objectivos, como uma diminuição do consumo de combustível ou o aumento de potência, podendo estes veículos ser de emissão-zero na cidade e, em estrada, utilizar uma combinação motor térmico/eléctrico e/ou motor térmico.

O princípio da tracção híbrida corresponde à associação de duas fontes de energia, embarcadas no veículo, para o fornecimento da energia necessária à tracção. Uma das fontes é uma bateria que pode armazenar a energia eléctrica e restitui-la ao motor eléctrico. A outra fonte é um reservatório de combustível que alimenta um motor térmico que pode accionar directamente as rodas ou fornecer energia mecânica a um gerador eléctrico.

 

 

O veículos híbridos utilizam uma avançada tecnologia ao nível da:

Travagem Regenerativa.: O motor eléctrico fornece uma resistência ao movimento de tracção, causando uma pequena diminuição de velocidade. Quando o fluxo de energia está no sentido das rodas para o motor, por exemplo numa descida ou numa travagem, o motor funciona como um gerador fornecendo energia eléctrica às baterias, em vez de ser desperdiçada num veículo sem este sistema.

Assistência à tracção do motor eléctrico: O motor eléctrico fornece uma potência adicional de forma a assistir o motor de combustão interna quando este está em esforço, ou seja, numa aceleração, ultrapassagem, ou numa subida íngreme. Em alguns veículos, o motor eléctrico fornece, num regime de baixa velocidade, toda a energia necessária à tracção garantindo assim um melhor desempenho, visto nesta situação os motores de combustão interna serem menos eficientes.

Sistema de Paragem Automática: Alguns veículos híbridos têm um sistema de desligar automático quando o veículo está em ralenti, voltando a  ligar automaticamente quando se pressiona o acelerador ou de engrena uma mudança. Este sistema permite economias de energia numa condução citadina com muitas paragens.