Global EV Outlook 2019

Relatório Anual da IEA

O Global EV Outlook é uma publicação anual que identifica e discute desenvolvimentos recentes em mobilidade elétrica em todo o mundo. É desenvolvido com o apoio dos membros da Iniciativa de Veículos Elétricos (EVI)

A mobilidade elétrica continua a crescer rapidamente. Em 2018, a frota global de carros elétricos ultrapassou 5,1 milhões, um aumento de 2 milhões em relação ao ano anterior e quase dobrando o número de novos registros de carros elétricos. A República Popular da China continuou sendo o maior mercado de carros elétricos do mundo, seguido pela Europa e pelos Estados Unidos. A Noruega foi líder global em termos de participação no mercado de carros elétricos (46%). O parque global de veículos elétricos de duas rodas era de 260 milhões até o final de 2018 e havia 460 mil autocarros elétricos. No transporte de carga, os veículos elétricos (VEs) foram em sua maioria utilizados como veículos comerciais leves (VCL), que atingiram 250 mil unidades em 2018, enquanto as vendas médias de caminhões elétricos estavam na faixa de mil a 2 mil em 2018.

Os VEs na estrada em 2018 consumiram cerca de 58 terawatts-hora (TWh) de eletricidade (em grande parte devido às duas rodas na China) e emitiram o equivalente a 41 milhões de toneladas de dióxido de carbono (Mt CO2-eq), economizando 36 Mt CO2- eq quando comparado a uma frota de motor de combustão interna (ICE).

Estas são algumas das informações disponíveis no Relatório que nesta edição apresenta uma análise específica do desempenho dos carros eléctricos e opções de powertrain concorrentes em termos de emissões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida. Além disso, discute os principais desafios na transição para mobilidade eléctrica e soluções que são bem adequadas para resolvê-los. Isso inclui o desenvolvimento de custos de veículos e baterias; sustentabilidade da cadeia de fornecimento e valor dos materiais da bateria; implicações da mobilidade elétrica para sistemas de energia; receita de impostos; e a interacção entre as opções de mobilidade eléctrica, compartilhada e automatizada.

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