EV battery manufacturing emissions

ICCT International council on Clean Transportation

A ICCT International  council on Clean Transportation, analisou pesquisas recentes sobre emissões de gases de efeito estufa no fabrico de baterias de íons de lítio para veículos elétricos. Comparando esta pesquisa no contexto geral das emissões do ciclo de vida dos carros elétricos em contraste com os veículos convencionais de combustão interna na Europa.

Alguns tópicos a reter:

Será cada vez mais importante entender o ciclo de vida e os impactos ambientais da tecnologia. Um carro elétrico típico hoje produz apenas metade das emissões de gases de efeito estufa de um carro europeu médio de passageiros. Além disso, um carro elétrico com eletricidade europeia média é quase 30% mais limpo em relação ao seu ciclo de vida, em comparação com o mais eficiente veículo com motor de combustão interna atualmente no mercado. Os veículos híbridos plug-in, quando acionados com energia elétrica para a maioria das viagens, têm emissões de ciclo de vida semelhantes aos veículos elétricos com bateria. Em mercados com eletricidade de muito baixo carbono, como a Noruega ou a França, os veículos elétricos produzem menos de um terço das emissões do ciclo de vida de um veículo de motor de combustão médio. Este factor reforça os objetivos dos governos de promover carros elétricos como parte de suas estratégias de descarbonização.

As maiores emissões poluentes de um veículo elétrico ocorrem durante a fase de fabricação e são compensadas após 2 anos de utilização, em comparação com a condução de um veículo convencional médio, um período de tempo que cai para cerca de um ano e meio se o carro for carregado com energia renovável.
Aproximadamente metade das emissões de uma bateria vem da eletricidade usada no processo de fabricação. As emissões na fabricação de baterias parecem ser de magnitude similar à fabricação de um veículo com motor de combustão interna média, no entanto, estimativas recentes de emissões de fabricação de baterias variam um pouco o que sugere mais investigação nesta área

As emissões no fabrico de baterias provavelmente diminuirão significativamente nas próximas décadas, especialmente com o uso de eletricidade mais limpa ao longo do ciclo de produção. Uma redução de 30% na intensidade de carbono da rede reduziria as emissões da cadeia de produção de baterias em cerca de 17%, além de economias ainda maiores na fase de uso. O uso de materiais reciclados e químicas de baterias alternativas também pode reduzir as emissões na fase de fabrico. Mesmo que os veículos elétricos usem baterias maiores para permitir viagens mais longas, essas e outras melhorias aumentarão ainda mais a vantagem do ciclo de vida dos carros elétricos em relação aos veículos com motor de combustão interna.

Os benefícios dos veículos elétricos em comparação com os veículos de combustão interna são claros e crescentes, apesar da disponibilidade de dados imperfeita nos processos de fabricação de veículos. Após nossa investigação sobre os vários fatores subjacentes, vemos problemas profundos com a introdução de dados agregados de emissões de fabricação em regulamentações de CO2 e eficiência de veículos. Calcular as emissões do ciclo de vida para todos os modelos de veículos seria oneroso e nada rigoroso. Qualquer política desse tipo precisaria incluir emissões de fabricação para todos os componentes convencionais do veículo, além das baterias, de modo a não penalizar injustamente os veículos elétricos. É claro, os governos podem continuar a reduzir simultaneamente as emissões no uso de veículos e complementarem com políticas para reciclagem, uso de segunda bateria, descarbonização de rede, promovendo, ao mesmo tempo, maior aceitação de veículos elétricos. desacelerar o uso de veículos elétricos e esperar por uma rede de fabrico de emissão quase zero seria incompatível com as metas globais de descarbonizar o setor de transporte até 2050.

Fonte: https://www.theicct.org/publications/EV-battery-manufacturing-emissions

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