O projeto GARVELAND (Plano de ação para a promoção da mobilidade elétrica em áreas de especial interesse turístico e ambiental) enquadrado no Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal POCTEP INTERREG EUROPE 2014-2020 teve como objetivo geral promover o veículo elétrico na área de cooperação transfronteiriça através da conexão Algarve e Andaluzia com “itinerários verdes” envolvendo municípios, áreas protegidas e enclaves de interesse turístico.
Este trabalho foi elaborado ao nível ibérico por um lado pela APVE - Associação Portuguesa Veiculo Elétrico e pela AREAL - Agencia Regional de Energia do Algarve; pelo outro lado pela AAE - Agencia Andaluza de la Energía e pela FAMP - Federación Andaluza de Municipios y Provincias.
O resultado final do projeto Garveland, que iniciou em 2017 e terminou este ano em 2020, será a elaboração de um Plano de Ação Integral para a Promoção do Veículo Elétrico e, como consequência, será promovida a criação de uma Rede de Mobilidade Sustentável, cuja formalização será formalizada em um último dia de caráter internacional em que as autoridades municipais participarão e a que todos os municípios interessados poderão participar no futuro.
O projeto GARVELAND é dirigido aos municípios, aos estabelecimentos turísticos, às áreas protegidas, às empresas fornecedoras de soluções tecnológicas relacionadas com o veículo elétrico (fabricantes, sistemas de carregamento, tecnologias de informação e comunicação etc.), bem como aos stakeholders e à população em geral.
Consulte toda a Documentação e mais detalhes: AQUI
Em 2019, a APVE completou 20 anos de existência. Fundada oficialmente a 22 de Junho de 1999 nasce através da necessidade de desenvolver a mobilidade sustentável em Portugal através da utilização de veículos electricos amigos do ambiente. A ideia da Associação não era inédita ela surge à semelhança do que já existia na Europa, assim é criado em Portugal uma Secção Portugesa da AVERE -The European Association for Electromobility.
Para assinalar a data foi realizado um seminário com exposição de veículos. O evento decorreu a 19 de Junho de 2019 no Campus do LNEG em Alfragide.
Este seminário surge com o objectivo de explorar sinergias, identificar medidas de política pública que alavanquem a evolução do sector e listar as lacunas que urge colmatar para que se atinjam os objectivos nomeadamente do Plano Nacional para a Energia e Clima que identifica enquanto identificar oportunidades emergentes.
A Cofina em parceria com a APVE criaram o ciclo de conferências intitulado: Energy and Mobility for Smart Cities. A edição de 2015 decorreu no dia 25 e 26 de Novembro de 2015 a que teve lugar em Cascais no Hotel Cascais Miragem.
A Conferência tem como objectivo partilhar o que de relevante está a ser desenvolvido no âmbito das Cidades Inteligentes. São vários os especialistas que participam nesta iniciativa abordando o futuro das cidades em várias vertentes: Energia, Mobilidade eléctrica, Tecnologias, Transportes, Arquitectura, Eficiência, Planeamento urbano, entre outros.
Aqui algumas fotos da Edição de 2015
Seguiram-se depois as edições de 2017 e 2018. Todas elas desenvolvidas em parceria com o Grupo Cofina/Jornal de Negócios e com o apoio da Camara de Cascais.
A APVE, em parceria com a Cofina/ Jornal Negócios, realizou em 2013, em Cascais, a conferência: Mobilidade Eléctrica no Futuro.
Esta conferência foi uma ocasião para reafirmar que a mobilidade eléctrica é uma realidade que veio para ficar e que representa grandes oportunidades para o país - para as empresas, para os clientes de mobilidade e para os cidadãos.
A conferência foi composta por um diversificado painel de oradores internacionais que trouxeram algumas melhores práticas e inovações a acontecer no mundo e por oradores nacionais da área dos veículos, da energia, dos equipamentos, das tecnologias de informação e das políticas públicas. Mais de 200 pessoas assistiram à conferência ao vivo, e no Jornal de Negócios online mais de 170 mil pessoas acompanharam a emissão online, em directo.
Mais info em: http://mobilidadefuturo.negocios.pt
Discurso Final (Conlusões e Recomendações) Presidente APVE
Em 2014/2015, a APVE e o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) estabeleceram um programa de demonstração da mobilidade elétrica nos gabinetes dos membros do Governo do MAOTE. ( Gabinete do Ministro –GMAOTE; Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente –GSEA; Gabinete do Secretário de Estado da Energia –GSEE e o Gabinete do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza -GSEOTCN)
A iniciativa consistia em que os quatro governantes iriam usar veículos elétricos ou híbridos elétricos (deslocações de maior distância) durante 10 meses. As viaturas foram todas gentilmente emprestadas pelas marcas nossas Associadas que acolheram a iniciativa (Grupo Volkswagen; BMW; Grupo PSA; Ford; Mercedes; Mitsubishi; Nissan; Opel; Renault e Toyota)
O objectivo do projecto protocolado foi dar o exemplo público da viabilidade da mobilidade elétrica, reforçando a credibilidade desta modalidade/tecnologia de transporte e também obter dados e experiência que contribuíssem para a conceção de um programa de mobilidade sustentável no âmbito mais alargado da Administração Pública.
Conclusões Finais - Apresentação
Em 2013, no final da 2ª fase do projecto: MOBIL3e - Campanha de Sensibilização Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica é realizado um Workshop final no dia 9 Abril no Museu da Electricidade em Lisboa. A parte da manhã do evento contou com a presença de Eva Sunnerstedt de Estocolmo, especialista em mobilidade no contexto urbano, seguida do lançamento oficial do website www.mobil3e.com e da apresentação dos resultados do inquérito nacional sobre atitudes e percepções em relação à mobilidade eléctrica. Contou também com uma mesa redonda subordinada ao tema “A Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica” com especialistas da ADENE, EDP Inovação e INESC Porto, seguida de um debate aberto em que todos podem participar. por fim e paralelamente à exposição exterior foi dedicado um painel aos Associados “Mobilidade Eléctrica – Ideias para o Futuro”.
Em 2011, lançamos um projecto intitulado: MOBIL3e: Campanha de Sensibilização sobre Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica. Este trabalho seria dividido em 2 fases, na 1ª fase consistia num estudo sobre perceções e expetativas no uso de veiculo elétrico no qual foi analisado estatisticamente alguns aspetos que iam desde a caraterização do automóvel actual passando por fatores de compra, rotinas, etc.
Para além do trabalho Estatístico, realizou-se um estudo de mercado ao nível qualitativo e quantitativo e também foi criado um portal Web dedicado aos veículos e à mobilidade elétrica
Em 2004, organizamos a Conferência e Exposição “2004 European ELE – DRIVE Transportation Conference & Exhibition on Urban Sustainability is Possible Now! – Battery, Hybrid and Fuell Cell Electric Vehicles”, uma conferencia do sector que a APVE trouxe a Portugal na edição de 2004 e que decorreu no Centro Congressos no Estoril.
Este foi a primeira conferencia internacional organizada na integra pela APVE o evento que contou com varias sessões paralelas com a presença de varias figuras internacionais, uma exposição no exterior nos jardins em frente ao Casino de Estoril com experimentação e até uma parade pela zona com todos os veículos.
O projecto de demonstração de pequenos veículos eléctricos teve lugar entre o verão de 2004 e o Inverno de nos municípios de Cascais e Oeiras, respectivamente e teve como objectivo avaliar o desempenho operacional e energético do recente criado transportador Individual - Segway e de Scooters Eléctricas.
No município de Cascais os grupos de utilizadores foram a Polícia Marítima (Capitania de Cascais) e também elementos da Câmara de Cascais que utilizaram durante um mês o Segway e também Scooters eléctricas.
O programa teve início no dia 22 de Julho, onde foi elaborada, pela Câmara Municipal de Cascais, uma sessão de apresentação pública, que contou com a participação dos diversos intervenientes do projecto. Esta sessão para a qual toda a comunicação social foi convidada teve como objectivo dar a conhecer à população os objectivos da iniciativa, assim como, fazer o enquadramento da utilização destes veículos numa perspectiva da mobilidade urbana sustentável.
No município de Oeiras, projecto pequenos veículos eléctricos decorreu entre a última quinzena de Novembro e a última quinzena de Dezembro. Este projecto envolveu a Câmara Municipal de Oeiras, nomeadamente o serviço de polícia municipal.
De uma forma geral, os resultados destas acções apontaram para uma autonomia suficiente para as deslocações efectuadas. Em relação ao objectivo de estimar o consumo de energia eléctrica os valores obtidos são bastante encorajadores, visto que, tal como todos os veículos eléctricos, os custos por quilómetro são bastante reduzidos. Relativamente às questões de adaptação, verificou-se que os utilizadores reagiram bastante bem às acções de formação, visto que passada a formação inicial os utilizadores conseguiam ter uma boa estabilidade, dominar de forma suficiente o dispositivo e superar alguns obstáculos que surgiram.
Em suma, este projecto demonstrou as potencialidades destes pequenos veículos eléctricos quando inseridos num serviço específico de utilização podendo ter a vantagem de transferir alguma da mobilidade associada às pequenas deslocações de automóvel para estes veículos eléctricos.
A APVE em 2004 realizou a primeira acção de demonstração com um dispositivo eléctrico inovador de transporte individual de pessoas, o Segway.
Fruto de um acordo realizado anteriormente, A APVE, importou directamente dos EUA, 3 Segways, os primeiros em Portugal com o objectivo de realizar varias acções de demonstração de um veiculo que viria a enriquecer os modos suaves de mobilidade.
A primeira acção realizada foi elaborada em parceria com a revista Automagazine e o Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Nesta ocasião, foram divulgadas as conclusões de um teste prático ao Transportador Humano Segway feito pela Automagazine, o qual pretendeu avaliar as potencialidades e os pontos fracos deste dispositivo em três cenários urbanos típicos: numa deslocação de casa para o emprego (utilizando-se o barco e o comboio); num centro comercial para fazer compras e numa área urbana onde a circulação automóvel é interdita terminando na exposição geral ao publico no Centro Comercial.
Em julho de 2002, arranca a 2ª fase da Acção de Demonstração da introdução de autocarros eléctricos em frotas de transporte público urbano em Portugal. Este viria a ser um dos maiores projectos para a Associação, com resultados muitos positivos e importantes para o Pais, para a mobilidade dos municípios e para o conceito que se formava. O objetivo foi semelhante à 1ª fase, a utilização da "linha-azul", os circuitos específicos e também a utilização de mini-autocarros, no entanto nesta 2ª fase, a viatura passou a ser o italiano Gulliver, na altura usado nas zonas históricas de Roma, da pequena empresa Tecnobus, um veiculo de concepção simples, com um sistema de baterias amovível para recarga.
A Acção durou mais tempo que o previsto dado que foram acrescentadas Demonstrações em cidades que não estavam inicialmente previstas, inicia em Aveiro em Julho de 2002 e termina na Guarda em Julho de 2005, foram 3 anos de Demonstração em 25 cidades pelo Pais, com o apoio dos municípios e dos operadores de transporte.
A logística foi grande e envolvia vários aspectos desde o transporte, a concepção das rotas com os operadores, o local de recarga e troca de baterias, a formação dos motoristas e mecânicos/eletricistas , o mobiliário urbano, etc,..
Paralelamente à demonstração, existiu por parte dos técnicos da APVE um extenso trabalho de monitorização do desempenho dos veículos.
No final da iniciativa os 2 mini-autocarros Gulliver da APVE, foram entregues aos Transportes de Coimbra onde ainda circulam. Mais tarde, outros municípios adquiriram estes mini-autocarros para serem usados também no conceito inicial, poderá atualmente vê-los em: Portalegre, Viana do Castelo, Bragança, Funchal e Viseu.
Em Julho de 2003 a APVE esteve presente com um Stand montado na Feira Anual de Santiago em Setúbal. A ideia foi mostrar ao grande publico uma nova prespectiva dos transportes e dos veiculos, mostrando soluções mais amigas do Ambiente, com propulsões electricas. Na feita foi presença constante citadino italiano FIAT Seicento, na sua versão eléctrica e também várias bicicletas assistidas eléctricamente e trotinetes.
Em 2002 as novas tecnologias aplicadas aos transportes públicos eram pontuais, no Brasil foi criado um Midi-Autocarro Hibrido e a APVE com o apoio na altura da DGTT (actual IMT) trouxe o Midi-Autocarro para uma Acção de demonstração Portugal. (Foi inclusive nesta altura que a APVE incentivou a criação da sua homologa Brasileira, a ABVE)
A apresentação e os ensaios deste autocarro aconteceu a 7 de Maio em Lisboa (Padrão dos Descobrimentos) e contou com a presença de varias entidades entre eles o Ministro da Ciência, das Obras Publicas e das Cidades. O objectivo seria aplicar este modelo e conceito no mercado português, chegou inclusive a ser projetado a empresa que iria fabricar e exportar o sistema hibrido para a Europa.
Em 2002 a APVE participou com uma enorme presença na Feira Internacional do Porto, a EXPONOR dedicada ao tema do ambiente: 6º Salão Internacional de Equipamentos, Tecnologias e Serviços Ambientais.
Para além de um stand com uma área de 180 m2 para a exposição de veículos eléctricos. a APVE ainda contou com uma sala de trabalho e com um auditório com capacidade para 50 pessoas e ainda a possibilidade de realizar test-drive no recinto da Feira.
Para a APVE foi uma oportunidade especial de atingir seus objectivos de promoção do veículo eléctrico no âmbito de uma mobilidade sustentável. A APVE teve uma participação de destaque na feira, tendo o público visitante demonstrado bastante interesse pelo assunto.
Em 2001, no Salão Nobre da Camara de Lisboa organizamos uma Mesa redonda e sessão pública intitulada “Mobilidade e Tecnologia: Que política para o amanhã?”. Este evento resultou da dinamização do Compromisso Lisboa “Mobilidade e Tecnologia: Que política para o amanhã!” um grupo de trabalho horizontal envolvendo 8 Direcções Gerais, municípios e outras entidades da altura com intuito de criar sinergias em prol da Mobilidade Sustentável.
No texto do evento referia-se:
Mas será possível, hoje, vislumbrar qual será a direcção que, no domínio dos transportes, a tecnologia e a mobilidade tomarão no futuro próximo? Para procurar algumas respostas a estas questões, a APVE - Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico, organiza um evento, subordinado ao tema: "Mobilidade e tecnologia: que políticas para o amanhã?" . Nela irão ser expostas algumas perspectivas e experiências que pelo seu significado emblemático, diversidade de pontos de vista, e conhecimento no terreno, podem ajudar a esclarecer algumas das nossas interrogações, e eventualmente, indicar possíveis caminhos que devam começar a ser também percorridos, desde já, entre nós. Para isso procurou-se reunir um painel de reconhecidos peritos que possam ilustrar programas e experiências em curso, num ambiente inter-activo de participação.
A Acção de Demonstração da introdução de autocarros eléctricos em frotas de transporte público urbano em Portugal, foi o resultado de um acordo de colaboração com a DGTT (actual IMT), (1ª fase 2001). Este viria a ser a primeira fase de um grande projeto para a Associação. O objetivo passou por demonstrar em Portugal não só as vantagens de um meio de transporte limpo como também preencher uma lacuna em termos de oferta na altura, os mini-autocarros, viaturas que centrariam os seus percursos em zonas históricas com rotas pequenas e circulares. Foi também utilizado pela 1ª vez o conceito de uma "linha azul" que se caracteriza por ser um percurso complementar aos existentes, circular e sem paragens fixas, o que foi o ideal em zonas históricas. Nesta 1ª fase a APVE realizou a demonstração por 4 cidades com o veiculo francês, OREOS 55.
Em 2001, realizamos o 1ª Circuito Nacional de Veículos Eléctricos, que percorreu as cidades de Aveiro, Leiria, Évora e Beja, realizamos exposições em 18 localidades e estiveram envolvidos cerca de 37 veículos de 25 empresas/entidades. Na altura foi o primeiro evento do género, envolveu vários municípios e uma logística considerável. Foram vários os tipos de veículos presentes, desde bicicletas elétricas passando pelo FUTI, o primeiro veiculo elétrico 100% português, até ao Mini-Autocarro Gulliver vindo de Itália.
Em Setembro de 2000, chega a Portugal a recém criada iniciativa “Dia Europeu sem Carros”. A APVE em conjunto com a Agencia de Energia de Lisboa (Lisboa-E-Nova) organizam em Lisboa a primeira edição da iniciativa em Portugal, intitulada “Exposição de Veículos Alternativos”.
No Ano seguinte em 2001, decorreu também em parceria com a Agencia de Lisboa no mesmo local.
Algumas fotos desse evento:
Em 2002, surge a Semana Europeia da Mobilidade que antecede o dia, 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros. A APVE com o apoio do município de Aveiro, organiza a edição de 2002 num evento que teve inclusive barcos eléctricos.
Seguiram-se varias edições, por exemplo em 2008, participamos numa Exposição organizada com a Faculdade Nova de Lisboa em Almada. Estiveram presentes algumas Scooters Electricas e também a nossa Associada Toyota esteve presente com veiculos PRIUS para experimentação. A APVE esteve presente com uma novidade de então, o SEGWAY
O evento foi entretanto perdendo algum mediatismo e atenção e com isso a presença da APVE foi também repensada. Aqui algumas fotos da nossa presença em 2016, juntamente com os nossos Associados, CTT, EFACEC e MagnunCap.
Em 2001, a APVE celebra um protocolo com o IPQ para, no âmbito do sistema Português de Qualidade, assumir as funções de Organismo de Normalização Sectorial. Assim sendo passa a ser da sua responsabilidade o acompanhamento das Comissões Técnicas 146 (Veículos rodoviários com propulsão eléctrica) e 69 (Sistemas Eléctricos para Veículos Eléctricos Rodoviários)
Desde então a APVE tem acompanhado as Comissões Técnicas, foi criado um grupo de trabalho entre os seus Associados responsável pelos trabalhos normativos.
Debate e experimentação: Alternativas para a Mobilidade Urbana - Porto 2000
Um dos primeiros eventos da APVE decorreu no Museu do Carro Eléctrico no Porto, em Abril de 2000, um evento intitulado ”Alternativas para a Mobilidade Urbana - Debate e Experimentação de Veículos de Emissão Reduzida”, organizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e a Direcção-Geral de Transportes Terrestres.
Este evento incluiu um debate (com uma centena de presentes), uma exposição de veículos e uma sessão de experimentação e condução (com mais de 25 veículos com soluções alternativas de propulsão: veículos eléctricos e a gás natural comprimido, dois veículos a biodiesel e um a GPL), uma exposição documental sobre Alternativas de Mobilidade Urbana da cidade de Bremen no âmbito do Programa da União Europeia “Zeus”, uma reunião dos 14 membros do Comité de Gestão da estrutura europeia de cidades “Car-Free Cities” e uma Assembleia Geral da APVE.