Grupo de trabalho sobre medição em corrente contínua em pontos de carregamento
Na sequência da publicação pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) do Regulamento da Mobilidade Elétrica (RME), Regulamento n.º 854/2019 da ERSE, em novembro de 2019, e dada a inexistência de normas metrológicas ou procedimentos aplicáveis à medição em corrente contínua, a Associação Portuguesa do Veículo Elétrico (APVE) constituiu um grupo de trabalho tendo em vista encontrar uma solução, ainda que temporária, que permita a medição em corrente contínua, com vantagens face à instalação de equipamentos de medição em corrente alternada. Este grupo de trabalho, ainda que informal, reúne todos os principais interessados nesta matéria, designadamente, operadores de pontos de carregamento, comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica, fabricantes de postos de carregamento para veículos elétricos, Mobi.E, IPQ, DGEG, ENSE e ERSE. Este grupo de trabalho:
- Tem sido coordenado desde o início pelo Prof. Paulo Pereirinha, administrador da APVE tendo tido, em 2020, 3 reuniões gerais e 18 reuniões do Grupo de Trabalho Técnico (GTT); em 2021, até à presente data, realizou já mais 5 reuniões do GTT.
- Encontra-se a preparar uma proposta de regime legal, regulamentar ou procedimental que permita a medição em corrente contínua nos pontos de carregamento de veículos elétricos;
- Efetuou uma apreciação e propostas do grupo de trabalho à “Consulta Pública 92 da ERSE - Proposta de Alteração do Regulamento da Mobilidade Elétrica” (onde é referido), tendo sido enviada por Paulo Pereirinha à ERSE em 30 de outubro de 2020;
- Com a contribuição do grupo de trabalho, o RME foi alterado pelo Regulamento n.º 103/2021, de 1 de fevereiro,
Este “grupo de trabalho sobre medição em corrente contínua em pontos de carregamento” foi formalmente aprovado pela ERSE ao abrigo do art.º 95.º-A do RME, em março de 2021, sendo coordenado pelo Prof. Paulo Pereirinha.