A Mobilidade eléctrica fez renascer alguns modelos e marcas antigas
A aposta das marcas em veículos eléctricos tem sido crescente ao longo da última década, apesar da crise pandémica e de outras crises económicas que afectaram a economia e o sector dos transportes.
Temos actualmente desde marcas exclusivamente eléctricas a divisões nas marcas inteiramente dedicadas a versões eléctricas, uma evolução significativa, se recuarmos cerca de 20 anos o mercado circunscrevia-se a 2 ou 3 versões eléctricas de marcas francesas e ao híbrido do Japão.
A Mobilidade eléctrica fez renascer alguns modelos e marcas antigas o que vêm tornar o mercado e a oferta mais apelativa, alguns exemplos:
A Morris Garages, conhecida por MG esteve praticamente desaparecida das estradas. Com o seu auge nos anos 50 e 60 com modelos roadsters (MG A / MG B) foi desaparecendo do mercado. Após passar por vários proprietários e a pouco tempo de fechar portas é adquirida pelo gigante chinês SAIC Motor Corporation Ltd que anunciou um novo modelo totalmente eléctrico, o ZS siglas já usadas anteriormente noutros modelos e que a marca pretende assim voltar aos mercados.
A história do Hummer começou no inicio dos anos 80 com necessidade de desenvolver um veículo com vários propósitos (HMMWV) para satisfazer os mais altos padrões do Exército Norte-Americano. Apos o sucesso enquanto veículo militar surge nos anos 90 a produção e venda ao público em geral. Com a crise de 2009 e já sobre a alçada da GM, é anunciado o fim da Marca.
Em 2020, a GM anunciou o retorno dos Hummers na forma de SUV eléctricos. A nova linha Hummer não será uma marca independente, como era antes de a General Motors entrar com pedido de falência, mas um modelo dentro da marca GMC da GM
Partilhando muitos componentes da famosa Renault 4L em 1972 é lançado o Renault 5, um modelo utilitário de grande sucesso que veio a ser o precursor do actual Renault Clio. Na época foi largamente usado no desporto automóvel, participando em vários Ralis.
A Marca ao abrigo do novo plano estratégico ‘Renaulution’, lançará em 2023 o Renault 5 elétrico, sendo um novo modelo, não substituindo o actual ZOE.
Com base no lendário 2CV a Citroen sentiu a necessidade de ter um modelo que se situasse entre o 2CV e o DS, nasce assim o AMI no início dos anos 60 e que manteve em produção até ao final dos anos 70.
A Marca decide relançar o AMI embora aliado a um conceito diferente do original. O novo AMI Electrico é um quadriciclo pelo que não necessita carta de condução. Uma viatura simples, barata, com 2 lugares, ideal para a cidade.
Em breve a Opel irá também disponibilizar o Manta GSe ElektroMOD, inspirado no lendário Manta dos anos 70, um desportivo com muito estilo na época. Esta nova versão, mantem muitos traços semelhantes ao antigo, como é o caso do capot em preto, as linhas de coupé e até a tracção traseira.
A famosa marca Portuguesa de Motas FAMEL, anunciou também que relançará brevemente uma versão Eléctrica da lendária FX-17. O anúncio foi feito em 2020, após a marca ter fechado portas em 2002 ao fim de muitos anos de sucesso no mercado de motocicletas em Portugal.