VW com VE “made in Portugal”

AutoEuropa irá fabricar VEs

A APVE congratula-se com a assinatura entre o Governo português e o Grupo Volkswagen, neste dia 19 agosto, da declaração conjunta de intenções para o projeto do novo Volkswagen ID.EVERY1. 
 
Com este acordo é formalizado o compromisso para a produção do novo modelo na fábrica da Autoeuropa em Palmela, e são atribuídos apoios de 30 Milhões de Euros em Fundos Europeus, ao longo do período 2025-2028, nos eixos "descarbonização e eficiência energética", "inovação" e "aumento das exportações".
 
A cerimónia de assinatura teve a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de Manuel Castro Almeida, ministro da Economia e da Coesão Territorial , do Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho Adriano Moreira, do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, de Christian Vollmer, membro da administração do grupo alemão Volkswagen (VW), e de Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa.
 
O modelo a produzir foi antecipado pelo Concept Car ID.EVERY1, designação pela qual o projeto tem sido identificado até ser apresentado o nome com que será comercializado, previsivelmente em 2027. Destina-se a ser o modelo elétrico mais acessível de toda a gama da marca, com preços a partir de 20.000€, uma autonomia mínima de 250 km e potência superior a 70 kW (95 cv). Irá partilhar a mesma base que os veículos da família ID.2, incluindo os modelos equivalentes a lançar pela Skoda e Cupra, cuja produção será realizada em Espanha, nas fábricas de Martorell, Pamplona e Sagunto. 
 
De acordo com a VW Autoeuropa, esta "é uma decisão que coloca Portugal na linha da frente da mobilidade elétrica, acelera a transição energética e reforça o papel central da VW Autoeuropa na estratégia de eletrificação do Grupo Volkswagen" e "insere-se no ambicioso projeto da Volkswagen de introduzir 9 novos modelos até 2027, incluindo 4 veículos elétricos".
 
Fazemos votos para que este projeto se traduza igualmente num reforçar da indústria de componentes nacional, sector económico de elevada relevância para o país.
 
Para a APVE, é essencial o crescimento da oferta de modelos elétricos a custo acessível, em particular no segmento de mercado dos pequenos citadinos e utilitários, já que o seu volume de vendas representa uma percentagem muito significativa do total de veículos automóveis comercializados anualmente a nível mundial, o que mais reforça a importância deste anúncio e a forma como posiciona estrategicamente Portugal e a Península Ibérica na vanguarda da mobilidade elétrica.
 
Fotografias: VW Autoeuropa; VW Group.
Share

Comments are closed.