Criação do Regime Transitório na contagem dos Pontos de Carregamento

Regime Transitório para a Avaliação Metrológica dos Pontos de Carregamento em Corrente Contínua

Na elaboração do Regulamento da Mobilidade Elétrica (RME) a ERSE verificou que não existem disposições legais ou regulamentares relativas à medição de energia em corrente contínua. Esta situação é relevante porque os carregamentos rápidos são efetuados em corrente contínua, ou seja, a conversão corrente alternada/contínua é efetuada fora do veículo. Foi também possível verificar que a ausência desta regulamentação acontece a nível europeu, e mesmo mundial.

Perante o exposto, o RME estabelece um regime transitório que impõe (art.º 102.º do RME):
- A instalação de um equipamento de medição em corrente alternada antes da transformação (até 30 junho 2021)
- A classe de exatidão dos equipamentos em corrente contínua não pode ser inferior aos de corrente alternada para as potências equivalentes.

Após a publicação do RME foram identificadas, por alguns fabricantes de carregadores de veículos elétricos, dificuldades com a solução transitória porque limitava o desenvolvimento de soluções tecnológicas ou a introdução no mercado de soluções já existentes. Por outro lado, os operadores de pontos de carregamento (PC) também levantaram dificuldades associadas ao regime transitório, uma vez que a reconversão dos pontos existentes, para instalação de equipamentos de medição em corrente alternada, tem custos elevados quando comparados com o valor do ponto de carregamento. A própria entidade gestora (Mobi.E) informou que a comunicação entre o seu sistema de gestão e equipamentos de medição obrigará a alterações no sistema de gestão.

Perante as dificuldades identificadas, a Associação Portuguesa do Veículo Elétrico (APVE), contactou, com o apoio da ERSE, as diversas entidades julgadas interessadas, incluindo os seus associados, para encontrar uma solução, ainda que transitória, para este problema. Foi assim formado, gradualmente, um Grupo de Trabalho bem como um Grupo de Trabalho Tecnico de forma a elaborar uma proposta de Procedimentos relativos à Medição e Metrologia nos Equipamentos de recarga de VE.

Esta proposta será baseada na criação de uma infraestrutura de suporte à avaliação metrológica dos PC instalados e a instalar, através da implementação de um Regime Transitório, sancionado pelas entidades competentes, baseado num sistema de calibrações de Instrumentos de Medição (IM), com o objetivo de colmatar a inexistência temporária do regular exercício das atividades de controlo metrológico legal, suportadas por verificações metrológicas periódicas em modelos de IM aprovados.

Contacte-nos através do mail: bruno.mateus@apve.pt para mais informações

Grupos de Trabalho