Campanha de Sensibilização sobre Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica

O projecto  MOBIL3e, criado em 2011, teve como objectivo  criar um  estudo sobre percepções e expectativas no uso de veiculo eléctrico através de uma analise estatística de alguns aspectos  desde a caracterização do automóvel actual passando por factores de compra, rotinas, etc,,..

Neste estudo, realizado junto de dois targets – condutores particulares e empresas com frota automóvel,  foi recolhida informação sobre:

  • caracterização do automóvel / frota existente
  • caracterização da utilização do automóvel / frota existente
  • aspectos valorizados no processo de compra de um automóvel novo
  • avaliação da importância de aspectos pré-definidos
  • atitudes e percepções face ao automóvel eléctrico e sustentabilidade
  • grau de conhecimento sobre veículos eléctricos
  • consideração de compra de um automóvel eléctricos e motivos
  • atitudes face à compra e utilização de automóvel eléctrico

Da amostra com cerca de 300 inquéritos recolhidos destacamos o seguinte:

  • Apenas 24% das deslocações diárias dos inquiridos são superiores a 50 km.
  • Quando questionados relativamente à utilização do veiculo no ultimo mês de uma deslocação superior a 160 km apenas 36% tinha o realizado.
  • A economia e os consumos foram aspectos referidos como principais na escolha de um automóvel, seguida pela  comodidade e a segurança.
  • 63% dos inquiridos considera que os veículos Eléctricos são mais caros, no entanto a grande maioria (70%) apenas ouviu falar ou sabe um pouco sobre estes veículos.
  • Para ambos os targets – particular e profissional - , os aspetos de natureza económica são centrais no processo de decisão de compra de um automóvel novo, entre os quais a questão do baixo consumo assume especial relevo.
  • Aspetos como o conforto, segurança ou fiabilidade são remetidos para um segundo plano, sendo mais valorizados pelos condutores particulares.
  • O tema da sustentabilidade não surge de forma espontânea, apenas assumindo importância quando sugerida aos entrevistados. Assim, num contexto de compra de um automóvel novo, a sustentabilidade não é um elemento relevante no processo de decisão, mas parece ser a expressão da racionalização de uma atitude do “politicamente correto”.

Consulte o Estudo na integra AQUI