O projecto MOBIL3e, criado em 2011, teve como objectivo criar um estudo sobre percepções e expectativas no uso de veiculo eléctrico através de uma analise estatística de alguns aspectos desde a caracterização do automóvel actual passando por factores de compra, rotinas, etc,,..
Neste estudo, realizado junto de dois targets – condutores particulares e empresas com frota automóvel, foi recolhida informação sobre:
- caracterização do automóvel / frota existente
- caracterização da utilização do automóvel / frota existente
- aspectos valorizados no processo de compra de um automóvel novo
- avaliação da importância de aspectos pré-definidos
- atitudes e percepções face ao automóvel eléctrico e sustentabilidade
- grau de conhecimento sobre veículos eléctricos
- consideração de compra de um automóvel eléctricos e motivos
- atitudes face à compra e utilização de automóvel eléctrico
Da amostra com cerca de 300 inquéritos recolhidos destacamos o seguinte:
- Apenas 24% das deslocações diárias dos inquiridos são superiores a 50 km.
- Quando questionados relativamente à utilização do veiculo no ultimo mês de uma deslocação superior a 160 km apenas 36% tinha o realizado.
- A economia e os consumos foram aspectos referidos como principais na escolha de um automóvel, seguida pela comodidade e a segurança.
- 63% dos inquiridos considera que os veículos Eléctricos são mais caros, no entanto a grande maioria (70%) apenas ouviu falar ou sabe um pouco sobre estes veículos.
- Para ambos os targets – particular e profissional - , os aspetos de natureza económica são centrais no processo de decisão de compra de um automóvel novo, entre os quais a questão do baixo consumo assume especial relevo.
- Aspetos como o conforto, segurança ou fiabilidade são remetidos para um segundo plano, sendo mais valorizados pelos condutores particulares.
- O tema da sustentabilidade não surge de forma espontânea, apenas assumindo importância quando sugerida aos entrevistados. Assim, num contexto de compra de um automóvel novo, a sustentabilidade não é um elemento relevante no processo de decisão, mas parece ser a expressão da racionalização de uma atitude do “politicamente correto”.
Consulte o Estudo na integra AQUI