Criação da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Eléctrico

Foi criada no passado mês de Agosto a ABVE -Associação Brasileira do Veículo Elétrico. A génese desta associação sem fins lucrativos, teve origem no INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética, que há mais de quatro anos vem promovendo amplos debates sobre esse tipo de veículo, a ABVE foi idealizada a partir de iniciativas e estudos realizados em conjunto com a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Segundo Jayme Buarque de Hollanda, director geral do INEE, a partir da constituição da nova entidade, a própria percepção dos participantes mostrará a discussão que deve ser mais imediata.

Salienta-se que a APVE desde o início apoiou esta iniciativa e que teve a honra de inaugurar os trabalhos do seminário no encontro “VE 2005 - 3º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos” no Blue Tree Convention - Ibirapuera, em São Paulo, Brasil, que se realizou nos dias 17 e 18 de Maio de 2005.

A ABVE tem como missão ultrapassar as diversas barreiras que impedem a ampla adopção pela sociedade e pelo mercado de veículos eléctricos para o transporte limpo e eficiente de pessoas e cargas, visando principalmente o bem-estar geral e a preservação do meio ambiente.

 

A ABVE focaliza-se nos veículos que utilizam pelo menos um motor eléctrico para sua tracção, incluindo, entre outros, os veículos eléctricos a bateria, híbridos, de célula a combustível e troleicarros e a infra-estrutura de suporte.

Participarão como sócios da ABVE todos os interessados no assunto, como especialistas e empresários da área, fabricantes de veículos e componentes automotores, empresas de energia eléctrica, estudantes e entidades de Direito Público.

A Direcção Executiva da ABVE será presidida por Antonio Nunes Jr, director do INEE, e funcionará na rua Manuel de Carvalho 16, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro. Fazem parte do Conselho Director Jayme Buarque de Hollanda, presidente do Conselho, Valter Luiz Knihs, da WEG, Eduardo Pires Cassus, da Petrobrás, e o professor Luiz Artur Pecorelli Peres, da UERJ, que actuou como membro do Comité de Organização para criação da ABVE.

Para mais informações, clique aqui

 

Links úteis:

ABVE – http://www.abve.org.br

INEE - http://www.inee.org.br

Share

Comments are closed.