Reutilização de baterias Auto

Inframoura instala sistema inovador de acumulação de energia renovável pela reutilização de baterias de veículos elétricos

A empresa Inframoura instalou um sistema inovador de armazenamento de energia que irá maximizar a produção da sua central solar fotovoltaica e torná-la mais estável e resiliente. A solução de armazenamento de energia recorre a baterias de iões de lítio, usadas anteriormente em veículos elétricos, viabilizando a sua reutilização para uma segunda vida útil.

A solução apresentada resulta de uma das medidas apresentadas no Plano de Descarbonização da Inframoura, recentemente aprovado, que contou com a colaboração estreita da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL).

Este plano norteia o compromisso da empresa para a neutralidade Carbónica, alinhando ao mesmo tempo a sua atividade com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do município de Loulé (EMAAC de Loulé), do recente Plano Nacional Energia Clima (PNEC 2030) e das diretrizes da União Europeia.

A solução de armazenamento de energia agora implementada constitui um passo inovador na transição para uma economia neutra em carbono e aborda vários dos princípios basilares do PNEC 2030; como a aposta na proximidade entre produção e consumo de energias renováveis, aproveitamento dos recursos endógenos (Sol) e a transição para uma economia circular.

As baterias serão carregadas pela energia produzida na central solar fotovoltaica já existente e disponibilizada nas instalações em períodos com baixa ou sem radiação solar. A solução agora implementada no edifício sede da Inframoura permitirá uma autonomia de 100% da rede elétrica de distribuição convencional, só recorrendo à mesma em caso de contingência. Esta autonomia permitirá minimizar as emissões de gases com efeito de estufa (14ton CO2,e/ano), gerar uma significativa poupança anual de energia e tornar a empresa mais resiliente para o futuro mercado de energia elétrica.

Com esta integração de energia fotovoltaica com armazenamento, a Inframoura será a primeira entidade a nível nacional que concretiza um projeto de reutilização de baterias de veículos elétricos para fins estacionários.

 

Share

Comments are closed.