Europa quer mais Postos de carregamento

Orientações do Parlamento Europeu

Cerca de 5% dos automóveis e carrinhas que circulam hoje na UE utilizam combustíveis alternativos. O número de veículos elétricos na UE aumentou para mais de 4,4 milhões em 2022, 16 vezes mais do que em 2015. Em 2022, dos 6 820 556 automóveis que circulavam em Portugal, 156.472 utilizavam combustíveis alternativos. Destes últimos, 103 706 eram elétricos e híbridos.

A transição para os veículos de zero emissões deve ser acompanhada por uma infraestrutura abrangente de estações de recarga e reabastecimento. Atualmente, existem cerca de 360 000 pontos de carregamento elétricos acessíveis a todos na União Europeia, mas a maioria está concentrada em apenas alguns países (Alemanha, França, Itália, Países Baixos e Suécia).

Perante uma conjuntura de escalada dos preços dos combustíveis e em linha com o objetivo climático europeu de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030, a União Europeia está a tomar medidas para incentivar a adoção dos combustíveis alternativos.

Aumentar o número de postos de carregamento e reabastecimento

Para promover a utilização de combustíveis alternativos, em outubro de 2022, o Parlamento Europeu adotou a sua posição no que refere as regras das infraestruturas necessárias para as tornar mais acessíveis em toda a Europa.

Os eurodeputados querem mais estações ou pontos de carregamento nas principais estradas da União Europeia que dispõem de maior capacidade. Os membros parlamentares propõem zonas de carregamento elétrico para os automóveis a cada 60 km ao longo das principais estradas da UE, até 2026. Para os camiões e os autocarros, os deputados defendem a criação de pontos de carregamento a cada 60 km até 2026 nas principais redes transeuropeias de transportes (RTE-T).

Os eurodeputados propõem igualmente a criação de estações de abastecimento de hidrogénio nas principais estradas da UE, a cada 100 km, até 2028. Em 2021, existiam apenas 136 pontos de reabastecimento de hidrogénio em toda a UE.

A diretiva relativa às infraestruturas de combustíveis alternativos inclui também disposições para os setores marítimo e aéreo. Descobre de que forma as regras deverão contribuir para a redução das emissões de aviões e navios.

Promover a venda de veículos limpos

O plano de recuperação da UE relativo à pandemia da COVID-19, NextGenerationEU, prevê a mobilização de 20 mil milhões de euros que podem ser utilizados para impulsionar as vendas de veículos limpos.

A UE encontra-se ainda a estabelecer limites de emissões de CO2 mais rigorosos para os automóveis novos, para incentivar o uso de combustíveis sustentáveis. Em 2035, automóveis novos de passageiros e os veículos comerciais ligeiros deverão ser livres de emissões.

Fonte: Combustíveis alternativos para carros: como aumentar o seu uso | Atualidade | Parlamento Europeu (europa.eu)
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