Hidrogénio verde

Quais são as vantagens do hidrogénio verde para a Europa?

Energia limpa: a solução para uma Europa com impacto neutro no clima

No âmbito dos objetivos de uma Europa com impacto neutro no clima e de um planeta mais limpo, integrados no Pacto Ecológico Europeu, é essencial renovar o aprovisionamento energético global e criar um sistema de energia totalmente integrado. A transição verde da economia da União Europeia (UE) deve seguir a par e passo o acesso a energia limpa, acessível e segura, tanto para as empresas como para os consumidores.
No entanto, a UE enfrenta um desafio a este nível, uma vez que a produção e consumo de energia internas representaram 75% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da União em 2018 e que esta ainda depende da importação de 58% da sua energia, principalmente para o petróleo e o gás.

Em julho de 2020, a Comissão Europeia propôs uma Estratégia do Hidrogénio para uma Europa com Impacto Neutro no Clima, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de hidrogénio limpo, assegurando o seu papel de pedra angular para um sistema energético neutro em termos climáticos até 2050.

O hidrogénio é um combustível renovável?

Existem vários tipos de hidrogénio, classificados consoante o processo de produção e as emissões de GEE resultantes. O hidrogénio limpo - também conhecido como 'hidrogénio renovável' ou 'hidrogénio verde' é produzido pela eletrólise da água utilizando eletricidade proveniente de fontes renováveis e não emite GEE durante a sua produção.
Os eurodeputados insistem na importância de uma classificação dos diferentes tipos de hidrogénio e solicitam uma terminologia uniforme a nível europeu que estabeleça uma distinção clara entre hidrogénio renovável e hidrogénio com baixo teor de carbono.
Numa votação durante a sessão plenária de maio de 2021, em resposta à proposta da Comissão, os eurodeputados deverão apontar que só o hidrogénio verde - produzido a partir de fontes renováveis, poderá contribuir, de forma sustentável, para alcançar a neutralidade climática a longo prazo.

Atualmente, o hidrogénio desempenha apenas um papel diminuto no abastecimento energético global. Existem vários desafios: competitividade e custos, escala de produção, necessidades de infraestruturas e perceção de segurança. No entanto, prevê-se que o hidrogénio permita, no futuro, conseguir transportes, aquecimento e processos industriais isentos de emissões, bem como o armazenamento de energia inter-sazonal.

Os eurodeputados querem ainda que a Comissão Europeia e os países da UE incentivem a produção e o uso de combustível proveniente de fontes renováveis.

Quais são os benefícios do hidrogénio?

O hidrogénio representa cerca de 2% do cabaz energético da UE. Quase todo o hidrogénio, isto é, 95%, é produzido por combustíveis fósseis, os quais libertam anualmente entre 70 a 100 milhões de toneladas de CO2 cada ano.
De acordo com um estudo, as energias renováveis poderiam abastecer uma parte substancial do cabaz energético europeu em 2050, do qual o hidrogénio poderia representar até uma quinta parte e nomeadamente 20-50% da procura energética nos transportes e 5-20% na indústria.
Uma economia de hidrogénio renovável poderia reduzir significativamente o impacto do aquecimento global em comparação com uma economia de combustíveis fósseis.
É usado, essencialmente, como matéria-prima em processos industriais, mas também como combustível para foguetes espaciais.
Tendo em conta as suas propriedades, o hidrogénio pode ser um bom combustível porque:

  • a sua utilização para fins energéticos não causa emissões de gases com efeito de estufa (a água é o único subproduto do processo)
  • pode ser utilizado para produzir outros gases, bem como combustíveis líquidos
  • as infraestruturas existentes (transporte de gás e armazenamento de gás) podem ser reutilizadas para hidrogénio
  • tem uma densidade de energia maior do que a das baterias, podendo serusado para o transporte de longa distância e de mercadorias pesadas

O que o Parlamento quer?

  • incentivos para estimular a procura e criar um mercado europeu do hidrogénio, bem como aimplantação rápida de infraestruturas para o hidrogénio
  • eliminação progressiva do hidrogénio à base de fósseis, o mais rapidamente possível
  • todas as importações de hidrogénio devem ser certificadas da mesma forma que o hidrogénio produzido na UE, incluindo a produção e o transporte, de modo a evitar fugas de carbono
  • avaliação da possibilidade de reorientar os gasodutos existentes para o transporte e o armazenamento subterrâneo de hidrogénio. 

Hidrogénio como um dos combustíveis alternativos da UE

Em 2022, à medida que a UE abandona a dependência dos combustíveis fósseis russos e se empenha em ser neutra em termos climáticos até 2050, a Comissão apresentou a estratégia REPowerEU para uma energia mais acessível, segura e sustentável.
No âmbito deste plano, a UE deverá aumentar a produção de hidrogénio renovável até 2030, elevando a quantidade de hidrogénio para 20 megatoneladas/ano em vez das 10 megatoneladas/ano propostas na Estratégia para o Hidrogénio 2020.
Em outubro de 2022, no âmbito da legislação para reduzir as emissões de gases com efeito estufa - conhecida como “Objetivo 55” (ou Fit for 55 em inglês) - em outubro de 2022, os eurodeputados adotaram a sua posição sobre o projeto de regras da UE para estimular a implantação de pontos de carregamento e reabastecimento alternativos, especialmente para eletricidade e hidrogénio.

Em 2021, a UE dispunha de 136 pontos de abastecimento de hidrogénio e, nesse sentido, os eurodeputados solicitam a instalação de pontos de abastecimento de hidrogénio a cada 100 km ao longo das principais estradas da UE até 2028.

Fonte: Quais são as vantagens do hidrogénio verde para a Europa? | Atualidade | Parlamento Europeu
Share

Comments are closed.