Hidrogénio: Patentes, informações e ponto de situação

Relatório da IEA compila as patentes criadas em torno da tecnologia aplicada

Este estudo, que combina a experiência da Agência Internacional de Energia e do Escritório Europeu de Patentes, é a investigação mais abrangente, global e actualizada sobre patenteamento relacionado ao hidrogénio até agora. Exclusivamente, abrange tecnologias para toda a gama de aplicações de abastecimento, armazenamento, distribuição, transformação e usuário final de hidrogénio, bem como apresenta novas estratégias de pesquisa para comparar a inovação incremental relacionada a processos de combustíveis fósseis estabelecidos com tecnologias emergentes motivadas pelo desafio climático.

Uma transição bem-sucedida para um futuro de energia limpa será apoiada por mudanças rápidas na economia global e nos padrões de consumo de energia das pessoas, todos os quais têm o potencial de sustentar sociedades mais saudáveis, resultados mais equitativos e um planeta mais resiliente. A tecnologia estará no centro de muitas dessas mudanças, e em nenhum lugar mais do que no aumento da escala do hidrogénio como portador de energia limpa.

Embora seja necessária uma política forte para tornar o custo do hidrogénio de baixa emissão competitivo, isso não será possível sem melhorias tecnológicas em uma cadeia de valor que abrange quase todas as partes do sistema de energia. Inovadores em todo o mundo estão intensificando seus esforços em áreas tão diversas quanto conversão de combustível fóssil, divisão electroquímica de água, tanques de grafeno, armazenamento criogénico, motores de célula de combustível para aeronaves e redução de minério de ferro. Se o hidrogénio deve desempenhar um papel importante na redução das emissões de combustíveis fósseis, seu futuro depende da união de uma ampla gama de avanços em diferentes tipos de hardware e da criação de novos mercados para eles. Em comparação com as tecnologias digitais, como software, o hardware geralmente leva mais tempo para ser desenvolvido e envolve maior risco de investimento durante as fases de prototipagem e entrada no mercado. Por meio do patenteamento, os inventores buscam garantir que possam recuperar esses investimentos em inovação

Coordenar a implantação de toda a cadeia de valor da energia do hidrogénio é talvez o mais complexo de todos os desafios técnicos enfrentados pelos engenheiros de energia e, às vezes, é difícil discernir o status de todas as áreas de tecnologia subjacentes. As patentes são fortes indicadores da actividade de inovação que podem fornecer informações muito detalhadas sobre o estado e a direcção da ciência.

Download Relatório 

Fonte: IEA

Share

Comments are closed.