Como os carros elétricos podem contribuir para os objetivos climáticos da Suécia?

Atualmente circulam nas estradas 33 000 carros elétricos, valor muito superior comparativamente aos 2.000 em circulação há cinco anos atrás. Em termos percentuais, a Suécia na terceira posição quanto à percentagem de carros elétricos que são comprados, sendo que nos primeiros meses de 2017 houve um crescimento de 49% no número de novos carros elétricos e híbridos registados no país.

A Suécia apresenta um conjunto de incentivos para carros amigos do ambiente, como o Supermiljöbilspremie, que consiste num desconto de 40 000 SEK aos compradores de novos carros com zero emissões de dióxido de carbono e desconto de 20 000 SEK no caso de carros com emissões abaixo das 50g/km. Também inclui a isenção de pagamento do imposto de circulação anual por 5 anos para os condutores de carros elétricos. A principal crítica está na falta de confiança, uma vez que estes descontos não são feitos no ponto de venda, mas posteriormente à compra.

Contudo, o governo anunciou no início de 2017 um novo bónus, sendo que a partir de 2018, os compradores de carros com zero emissões de CO2 terão um desconto de 45.000 SEK no momento de compra e um mínimo de 7 500 para carros com emissões até 60g/km. Em contrapartida, será implementado uma penalização em forma de elevados impostos nos três primeiros anos para os carros a gasolina ou diesel.

Os carros elétricos continuam a não conseguir competir economicamente com os carros tradicionais, e como tal, estes incentivos são essenciais até os carros elétricos custarem o mesmo ou menos que os carros a gasolina ou diesel. Os grandes fabricantes de automóveis como a Audi, BMW e a Volvo, têm vários planos para novos modelos de carros elétricos a serem lançados no mercado nos próximos anos.

Com base nas recentes notícias (The Local), a principal fabricante sueca de automóveis já anunciou deixar a produção de carros com motores de combustão em 2019, para se dedicar totalmente aos carros elétricos. O chefe executivo da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, já veio dizer que a empresa pretende dar resposta aos seus clientes face à crescente procura por carros elétricos. Como tal, entre 2019 e 2021 irá lançar cinco carros totalmente elétricos, mas também novos modelos de híbridos.

Fonte: Mundus International, The Local

Share

Comments are closed.