Oito Viaturas comercias 100% elétricas Mitsubishi Fuso Canter percorreram 50 mil kms em Portugal durante um ano, trabalhando em meio urbano, rural e industrial. Tratou-se de uma experiência-piloto que, segundo responsáveis nacionais e internacionais da marca, correu bem e mostra as virtualidades deste novo tipo de motorização. “Um exemplo de colaboração entre o Governo e o fabricante”, disse Marc Llistosella, presidente da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation”. O balanço foi hoje (29 de Junho) feito em Lisboa no novo Museu dos Coches numa cerimonia onde esteve presente o vice-primeiro-ministro Paulo Portas.
Trata-se de modelos experimentais produzidos na fábrica da marca no Tramagal (Abrantes) e que diferem dos que saem da linha de montagem por trocarem a motorização a gasóleo por uma solução elétrica. Municípios e grandes empresas, tanto públicas como privadas, foram parceiros deste teste.
Estas viaturas, capazes de transportarem duas toneladas de carga e de se moverem a 90 km/h, desenvencilharam-se com brio nas sinuosas calçadas lisboetas ou portuenses, ao serviço dos departamentos de limpeza dos dois municípios. Carregaram resíduos agrícolas na Serra de Sintra para o Monte da Lua/Parques de Sintra. Entregaram correspondência na capital e em Coimbra e fizeram de tudo um pouco nos municípios de Abrantes e Cascais. E ainda distribuíram mercadorias para a empresa Transporta e movimentaram contentores de gás para a REN em Sines e Pombal.
Comparando os custos de utilização, a poupança relativamente à motorização a gasóleo é da ordem de dez cêntimos por km, ou seja mil euros por cada dez mil kms percorridos. Como se passa do protótipo ao veículo comercial? A grande limitação advém do estado actual da tecnologia das baterias: estas com uma potência de 110 kW (cerca de 150 cavalos) representam, no estado actual das coisas, um custo de € 75 mil por veículo
Fonte: http://www.verdesobrerodas.com.br/