Mini-autocarros Eléctricos

Em 2003 a APVE com o apoio do actual IMTT elaborou e colocou no terreno um Projecto de Demonstração de Mini-Autocarros em Frotas de Serviço Publico Urbano, com 2 Mini-Autocarros da Fabrica Italiana Tecnobus, a APVE mostrou que a aplicação de energias alternativas nos meios de transporte Publico é uma mais valia a vários níveis.

O Programa de Demonstração esteve em cerca de 25 cidades Portuguesas onde os Mini-autocarros permaneceram cerca de 3 semanas em circulação num conceito de Linha Azulque foi inédito em Portugal e onde foi avaliado e monitorizado.

Após o término do Programa e devido aos seus resultados francamente positivos, foi mostrado o interesse por parte das autarquias na aquisição dos "Gulliver", assim a APVE participou activamente nos processos de implementação definitiva, não só dos Mini-autocarros, como também da filosofia das novas carreiras.

Consulte aqui síntese de Informação sobre os (Mini)Autocarros Eléctricos

Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) têm também um trabalho desenvovlido com o apoio de Robert Stussi e que está disponível no site da DGOTDU, sobre Acessibilidade, Mobilidade e Logística Urbana onde é referido não só o conceito da Linha Azul como também a Acção por nós desenvolvida.   

Actualmente Portugal conta com um total de 21 Mini-autocarros electricos distribuídos por 6 Municípios o que faz, à excepção da Itália, a maior percentagem de Mini-autocarros eléctricos por Habitante!

Actualmente, as novas baterias ZEBRA permitem uma maior capacidade e rentabilidade ao Mini-autocarro, o município do Funchal já as utiliza nos seus "Gulliver". 
Ao lado o novo Gulliver na reformulada versão de 2007, em Sevilha.  

   

Mais informações relativas aos Mini-Autocarros Eléctricos.  
(Relatório Técnico)

Share

Comments are closed.