Veículos elétricos percorrem menos de 25 km por dia

Os utilizadores de veículos elétricos efetuam menos de 25 quilómetros por dia, segundo revela a conclusão de um teste realizado em Portugal que resultou de uma parceria entre a Toyota Caetano Portugal, a Galp Energia, a Leaseplan e o Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico. O referido teste teve uma duração de 36 meses e contou com a participação de três colaboradores da petrolífera nacional que, no período em questão, percorreram mais de 210 mil quilómetros no nosso País, utilizando igual número de veículos Toyota Prius Plug-in (automóvel híbrido cujas baterias também são alimentadas por tomada elétrica), que ainda se encontrava na versão “concept” (fase de investigação e desenvolvimento). 

Os veículos foram entregues aos colaboradores da Galp Energia, residentes nos concelhos de Matosinhos, Oeiras e Sines, que foram previamente selecionados mediante uma avaliação do seu padrão de mobilidade, para avaliar cenários distintos: condução urbana, mista e extraurbana. Os resultados do teste indicam que os veículos percorreram menos de 25 quilómetros por dia e que metade dos quilómetros foram efetuados em modo totalmente elétrico. Como consequência foi possível registar consumos reais de combustível (gasolina) entre 3 e 3,5 litros.

Quanto ao impacto ambiental e do consumo de combustível, avaliando o ciclo de vida do veículo, e para o perfis de utilização pendulares analisados, o Toyota Plug-In Concept gasta menos de 28 por cento do que um híbrido convencional e menos 32 por cento do que um diesel. As emissões de CO2 são de 74 g/km contra os 147 g/ km do Prius convencional e os 157 g/km de um veículo diesel equivalente.

Share

Comments are closed.