Progresso da Energia Limpa

International Energy Agency (IEA) - Tecnologias de energia críticas para transições globais de energia limpa

Veículos elétricos são o caminho certo!

O IEA’s Net Zero Emissions by 2050 Scenario (NZE) é um caminho para o setor de energia global atingir zero emissões líquidas de CO2 até 2050, ao mesmo tempo em que alcança o acesso universal à energia até 2030 e grandes melhorias na qualidade do ar.

O Tracking Clean Energy Progress (TCEP) avalia os desenvolvimentos recentes de 55 componentes do sistema de energia que são críticos para as transições de energia limpa. O progresso é avaliado em relação à trajetória do Cenário Zero Líquido até 2050 para 2030, e são fornecidas recomendações sobre como eles podem on track com esse caminho. Os componentes avaliados incluem tecnologias, infraestrutura, sectores e estratégias transversais.

Dos 55 componentes rastreados, 2 estão totalmente “On track” com a trajectória do Cenário Net Zero até 2050 – veículos eléctricos e iluminação. No entanto, acções políticas recentes e desenvolvimentos tecnológicos – recordes de acréscimos de capacidade de electricidade renovável, aumento do impulso nos anúncios de projectos de captura de hidrogénio e carbono, para citar apenas alguns – indicam que o impulso está se acelerando nas transições de energia limpa.

Share

Comments are closed.